quarta-feira, 2 de setembro de 2009


Poríferos

Os poríferos, também conhecidos como espongiários ou simplesmente esponjas, surgiram provavelmente há cerca de 1 bilhão de anos. Supõe-se que eles sejam originados de seres unicelulares e heterótrofos que se agrupam em colônias.

Esses animais não possuem tecidos bem definidos e não apresentam órgãos e nem sistemas. São exclusivamente aquáticos, predominantemente marinhos, mas existem algumas espécies que vivem em água doce.

São animais que vivem fixos a pedras ou a estruturas submersas, como conchas, onde podem se juntar e formar colônias de várias colorações. Eles podem ser encontrados no raso de uma praia, ou a 6 mil metros. Se alimentam de restos orgânicos ou de microorganismos, que sugam da água através de vários poros presentes em todo o corpo. Depois de retirar o alimento, essa água é eliminada pelo ambiente através de ósculos.

Sua digestão é feita por coanócitos, que constituem a parede celular desse animal. Cada coanócito possui um longo flagelo. O batimento dos flagelos promove um fluxo de água para seu átrio (cavidade central). Nesta água estão misturados restos orgânicos e microorganismos, que são capturados e digeridos pelos coanócitos. Esse material é então distribuído para as demais células. Como a digestão ocorre dentro das células, dizemos que ela é intracelular.

2 comentários: