segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Anelídeos


Vulgarmente chamam-se anelídeos aos vermes segmentados - com o corpo formado por anéis - do filo Annelida como a minhoca e a sanguessuga. Existem mais de 15.000 espécies destes animais em praticamente todos os ecossistemas, terrestres, marinhos e de água doce. Encontram-se anelídeos com tamanhos desde menos de um milímetro até mais de 3 metros.


Reprodução

A forma de reprodução dos anelídeos varia de espécie para espécie, podendo ser tanto assexuada como sexuada. Embora as minhocas sejam animais hermafroditas, são necessárias duas minhocas para a reprodução. Elas se unem de forma a ficarem com os poros masculinos de uma encostado nos receptáculos seminais da outra, possibilitando, assim, a troca de gametas masculinos entre os pareantes. No clitelo, anel mais largo e de cor diferenciada na reprodução e onde se localiza o poro genital feminino, ocorre a produção de muco que vai dar origem a um casulo. Neste casulo são eliminados os gamentas feminino e por contrações musculares, o referido casulo é impulsionado para frete do corpo até os receptáculos seminais masculinos. Neste momento a minhoca libera o semen que recebeu da outra minhoca com quem pareou. Estes espermatozóides irão se unir aos óvulos do animal que produziu o casulo. Dentro de cada casulo podem se formar de 1 até 9 minhocas, dependendo da espécie.

2 comentários:

  1. Meninos,
    fiquem atentos aos temas porpostos para as postagens. Vocês deveriam falar sobre os anelídeos marinhos. Não se esqueçam de postar as pesquisas escritas com as palavras de vocês, além de citar a bibliografia.
    Nota: I

    ResponderExcluir
  2. Meninos,
    onde estão as postagens de moluscos, artrópodes e equinodermos?

    ResponderExcluir